Entrevista ao prof. Alexandre Ribeiro

alexan.jpgimg_0003

Para alguns curiosos que se interessaram pelo tabuleiro de Xadrez construído pelo professor Alexandre Ribeiro, a equipa desta Oficina da Matemática colocou-lhe algumas questões sobre o motivo que o levou a optar por este modelo de tabuleiro e pelos materiais utilizados.

Como professor de Educação Visual, Geometria Descritiva e Desenho do Secundário o professor Alexandre, muito dedicado ao ensino e à pedagogia, referiu ter optado pela apresentação do tabuleiro da escola de Bauhaus por esta primar pela simplicidade e adaptabilidade. Como se pôde ver durante a sua exposição, as peças tinham formas geométricas o que facilitou a sua moldagem e adaptabilidade da forma ao próprio movimento de cada uma das peças de Xadrez. Salientou que, quer o tabuleiro, quer as peças executadas, foram moldadas em barro vermelho e o tabuleiro ainda foi, curiosamente, construído em 4 partes para poder resistir mais facilmente à sua cozedura na mufla. Por vezes, a cozedura sujeita a altas temperaturas, faz quebrar as peças…

Cozedura: Informou-nos que o primeiro processo de cozedura do barro se chamava “chacotagem” em que a temperatura atinge os 780º C e que o processo de vidragem – pintura em vidro das peças – obriga a um 2º processo de cozedura. Esta última cozedura pode atingir os 1020º C.

Simbologia do tabuleiro de Xadrez: Tal como a simbologia deste jogo milenar o professor apontou a importância da presença simbólica dos 4 elementos da Natureza: terra, água, ar e fogo, isto é, o barro, a água para podermos moldar o barro, o ar para secar e manter a forma e o fogo para cozer.

Nas próximas sessões do Clube de Xadrez o professor Alexandre já irá apresentar outras sugestões para a confecção de tabuleiros e peças utilizando outros materiais: tampas e garrafas, areia, rolhas, pasta de papel, etc, de modo a cumprir a reutilização de materiais.

Muito obrigada ao professor Alexandre Ribeiro pela entrevista e pela sua disponibilidade!

One comment on “Entrevista ao prof. Alexandre Ribeiro

  1. Parabéns ao professor Alexandre pelo trabalho executado. O tabuleiro e as peças construídas eram muito bonitas e foi muito interessante ver um tabuleiro|peças que não são tão usuais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s