EQUAmat 2009 – 1ª Sessão de Treino

Vodpod videos no longer available.
more about “EQUAmat 2009 – 1ª Sessão de Treino“, posted with vodpod

Decorreu hoje, na Biblioteca da Escola, a primeira Sessão de treino para o EQUAmat 2009. Os participantes inscreveram-se e de seguida treinaram com muito entusiamo!

Foi uma Tarde bem divertida!

Não se esqueçam de continuar a praticar!

Até à próxima sessão…

Anúncios

2 comentários a “EQUAmat 2009 – 1ª Sessão de Treino

  1. Às vezes dou comigo a pensar que um professor de Matemática não é uma simples correia de transmissão entre o programa o aluno. Ele tem de conhecer bem a Matemática que quer ensinar; tem de conhecer bem as características dos seus alunos e do seu contexto de trabalho. O seu papel na gestão curricular requer grande criatividade pedagógica. Conceber as tarefas, produzir os materiais, criar as situações de aprendizagem, gerir o ambiente da sala de aula e avaliar os alunos, são funções de enorme complexidade. A figura que se limita a “debitar matéria”, voltada para o quadro, a passar exercícios do manual e a fazer dois testes por período é, hoje em dia, uma triste caricatura perdida nos tempos. Dessa forma, não podia haver sucesso possível.
    É um grupo disciplinar, com os seus projectos e a sua dinâmica, é a escola com a cultura própria, são as relações que a escola mantém com a comunidade, é o sistema educativo com as suas regras e condicionantes que estão na base do paradigma moderno do ensino duma disciplina tão problemática. Mas gostaria de poder concluir que não é só na aprendizagem da Matemática que existem problemas. É na aprendizagem das ciências, da língua portuguesa, das línguas estrangeiras, na história e na geografia, nas artes e nas manualidades, na formação pessoal e social… Hoje assiste-se a um grande desinteresse dos jovens pela escola; são difíceis as relações entre a escola e a família, entre a “escola” e a escola… Por sua vez, a crise da escola não é mais do que um reflexo da crise actual.
    A Escola Secundária de Lousada encontrou uma resposta a essa dita “crise”; e ela chama-se Plano da Matemática. Só ele terá hipótese de ser a chave para a melhoria do ensino; e ela está nos professores. O ensino da Matemática não melhorará sem o empenho criativo e responsável desses professores, em projectos e iniciativas, envolvendo no seu entusiasmo os seus próprios alunos… A Matemática ainda tem algo de extraordinário a oferecer a todas as crianças e jovens. Não a Matemática “à moda antiga”, do certo e do errado, das humilhações e dos castigos, a Matemática dos ainda “velhos do Restelo”, mas a Matemática das relações, das conexões, das intuições e das descobertas. Parabéns à equipa pelo seu grande entusiasmo. Pena tenho eu de não se poder manter esta equipa depois do próximo concurso de professores… oxalá.
    Graça Coelho

  2. Acho que foi uma iniciativa muito boa em fazerem estes treinos pois aumenta a nossa capacidade de raciocínio.
    Gostei muito de lá estar e aprendi várias coisas interessantes para o meu futuro.

    Obrigado às professoras que estiveram a acompanhar-me e também um obrigado à nossa escola.

    Pedro Aguiã, 7ºB

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s