14 de Março – DIA do Pi

Ver imagem em tamanho real

No dia 14 de Março, comemora-se o dia do PI

A constante pi pode ser definida como sendo a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência. 

A primeira utilização do símbolo  π para representar pi deve-se a William Jones em 1706, sendo depois adoptada por Euler em 1748 a partir do qual se popularizou e tornou a notação padrão para esta constante.

Para assinalar este dia, fica este poema: 
 
Sou um número fascinante
Da História Universal
Há quem me chame arrogante;
Inveja de gente banal …
Matemática, Física, Biologia,
Sou um ser  imprescindível…
Arquitectura,  Artes, Engenharia
Mais ninguém tem este nível.
Aproximado, exacto, arredondado …
Tudo fazem pr’a me conhecer
Nas casas estou eu descansado
Pois gosto é de os ver sofrer!!!
Sou mesmo muito importante,
Mas ai, que grande tortura!?
Círculos, perímetros, diâmetros
Tudo fazem, à minha procura.
Convido-vos a vós também
Será que me ides encontrar?
Está aqui o meu  desafio
Fico em  casa a descansar

Se houver interessados em memorizar algumas das casas decimais do PI, deixamos também, aqui, uma linda frase:

Vir

à

aula

e

fazer

problemas

de

vários

tipos

faz

sorrir

3,

1

4

1

5

9

2

6

5

3

6

 

 

3 comentários a “14 de Março – DIA do Pi

  1. A minha prof. de Matemática mandou-nos fazer um trabalho oo PI e vou lá colocar este “poema” …. está muito engraçado!!

Deixe uma Resposta

