2º dia- Comenius: Viagem matemática a Vila Nova de Foz Côa

À hora combinada do dia 27 de abril, 8:30 horas, este Clube Matemático Internacional  lá se encontrou, uma vez mais, para uma nova aventura matemática!

Para as vozes que questionaram a matemática deste passeio que fique bem claro que se tratou de uma viagem matemática por um cone do tempo que nos levou ao Paleolítico!  Não foi um Buraco Negro que nos engoliu… foi um Feixe de Luz! A Luz é uma onda eletromagnética cujo comprimento se encontra num determinado intervalo, dentro do qual o olho humano é sensível! Em meios homogéneos a luz propaga-se em trajetórias retilíneas e em meios não homogéneos a luz pode descrever trajetórias curvas. Foram precisamente estes dois tipos de trajetória que nos proporcionaram apreciar toda a beleza do Douro Vinhateiro. Conduzidos como que por semirretas paralelas com origem em Caíde de Rei fomos levados por aquele vale em V –  operador  lógico de disjunção escolhido para unir e reunir as duas margens, os dois clubes e os dois países durante todo o passeio- até Freixo de Numão …   Os alunos do 3º ciclo foram convidados a registar toda a geometria variável dos socalcos, obrigados a determinar os declives íngremes daquela montanha xistosa e a identificar a posição relativa de todos os planos e retas observados

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois de uma pausa para um almoço merecido esgueirámos-nos por entre planos concorrentes oblíquos cujas  interseções formavam as faces de um poliedro  irregular. Já na célula escura fomos sujeitos a um processo de telecinese que nos colocou de imediato a viver no Paleolítico.  Lá, no Paleolítico, não havia toques de entrada na sala de aula, nem  tão pouco toques de saída! No entanto, todos eram pontuais e escutavam atentos os seus professores. As salas de aula desse tempo já estavam apetrechadas de quadros de ardósia em que alunos e professores construíam figuras e repetiam-nas recorrendo a vetores. Os alunos mais persistentes conseguiam obter figuras isométricas com grande precisão! Espantoso!

De novo no século XXI, apanhámos dois segmentos de reta  no Pocinho  que nos trouxeram a Caíde, mesmo que uma Régua se tivesse intersetado com o nosso caminho…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s