A dedicação é fundamental! Cooperar é preciso…

Foi uma tarde tão atribulada que nem um apontamento fotográfico foi possível fazer…

por isso, pedimos a todos os nossos membros, leitores e visitantes que se debrucem connosco na questão: Como combater as dificuldades dos nossos alunos em Matemática?

Ontem, o nosso amigo, professor Carlos Marinho (elemento da Sociedade Portuguesa de Matemática e Coordenador do Clube SPM),  convidou-nos a ler um artigo por si redigido, alertando para a necessidade de serem criadas, nas escolas, as condições fundamentais para o desenvolvimento de competências matemáticas rigorosas. No seu texto, enfatizava a ideia de as turmas deverem ser mais pequenas ou então, em alternativa, os desdobramentos na disciplina poderem ajudar a resolver um problema que não passa apenas por resultados, nem apenas por estatística! Grande parte dos alunos das nossas escolas, carregam ao longo da sua vida, dificuldades em Matemática e nunca estabeleceram com esta  relações simpáticas…

Professor e amigo Carlos Marinho!

Nós não temos soluções.  Pensamos apenas que a tal relação simpática mas não menos séria entre alunos, professores e Matemática poderá atenuar um pouco o problema.  Na nossa escola, a Matemática dá muito trabalho, tal como nas outras escolas. Na nossa escola nem todos se sentem atraídos por uma disciplina que dá trabalho, como é evidente! Na nossa escola, a matemática, os alunos e os professores de matemática desentendem-se com frequência, à semelhança do que se passa nas outras escolas. Na nossa escola, há alunos que vão carregando e acumulando dificuldades, ao longo da sua vida escolar…

mas uma coisa é certa…

a cada quarta que passa, a sensação de que o problema poderá ter solução à vista, deixa-nos satisfeitos!

a cada quarta que passa, há mais alunos que cooperam com outros..

a cada quarta que passa, trabalha-se mais…

a cada quarta que passa, aumenta a procura da quarta…

a cada quarta que passa, melhoram-se as relações entre a Matemática, alunos e professores…

a cada quinta que passa, vêm-se alunos e professores mais felizes…

Criem-se Quartas nas escolas!

Ontem, fomos mais de 150…

One comment on “A dedicação é fundamental! Cooperar é preciso…

  1. POis é…também não tenho soluções para o “problema” aqui colocado…(nunca achei a matemática problema,mt pelo contrário!)Só posso dizer que sou filha de uma professora de matemática que,durante toda a vida,teve a sorte de só ter “turmas boas” com “os bons alunos”!!sim,porque tendo sido professora de matemática de mais de meia cidade, tendo os seus alunos sempre sido mt bons a matemática(mesmo aqueles que chegavam às suas mãos com o horror pela matemática já devidamente instalado) não pode ter tido os alunos com a “chapa 4 de agora: “não possuem pré requisitos,não apresentam cálculo mental,não isto,não aquilo….”
    Sou professora de Ed. Musical e,quando na sala do aluno me pedem auxilio na resolução de uma inequação de 1º ou 2º grau, e no fim me dizem: “ja percebi!não pode ser nossa professora de matemática?” percebo que afinal a minha mãe não teve a sorte de só ter bons alunos…;-) talvez a paixão pelo que se faz,o desafio que é conseguir chegar ao lado de lá, a”pica” que dá “querer ser o melhor” em tudo aquilo que se faz…talvez isto possa influenciar um pouquinho o ensino da nossa querida matemática…vale a pena pensar nisto! ;))

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s